sábado, 12 de janeiro de 2013

Vendas globais de PCs caem pela primeira vez desde 2001



As vendas globais de computadores na temporada de fim de ano caíram pela primeira vez em mais de cinco anos, de acordo com a consultoria IDC. O novo sistema operacional Windows 8, da Microsoft, não estimulou os consumidores, e muitos acabaram optando por comprar tablets e smartphones.

Em 2012, as vendas de computadores pessoais somaram 352 milhões de unidades, 3,2% abaixo do total de 2011. É o primeiro declínio anual desse mercado desde 2001, quando recuou após os ataques de 11 de Setembro contra os Estados Unidos.

A queda coroa um ano terrível para fabricantes de computadores como a Hewlett-Packard (HP), Lenovo e Dell, que registraram seu primeiro declínio anual de vendas em mais de uma década, e sem sinais de que a situação vai melhorar rápido.

Também é prova de um lançamento menos que espetacular para a nova versão do Windows, na qual a Microsoft está apostando para combater os avanços de aparelhos com telas sensíveis a toques, como o iPad, da Apple, no campo dos computadores.

"A impressão é que, até que o Windows 8 esteja totalmente instalado e os preços comecem a cair, ficaremos neste estágio de dinâmica negativa no mercado de PCs", disse Aaron Rakers, analista da Stifel, Nicolaus & Co.

No passado, o lançamento de um novo sistema operacional da Microsoft tendia a estimular uma alta de vendas de computadores, mas a IDC diz que os fabricantes simplesmente não levaram máquinas atraentes ao mercado em número suficiente.

"Em meio aos esforços de promoção de computadores com recursos de tela sensível a toque, os fabricantes se esqueceram de promover vigorosamente outros recursos que oferecem ao usuário experiências mais seguras, confiáveis e eficientes", disse Jay Chou, analista sênior de pesquisa da IDC.

"Com o amadurecimento do Windows 8 e com a queda continuada de outras variáveis, como o preço dos ultrabooks, a esperança é de que o mercado de computadores ressurja em termos de imagem e demanda em 2013", disse Chou.

A IDC prevê crescimento de apenas 2,8% nas vendas de computadores neste ano. "Não existem motivos convincentes para estimular o usuário a trocar de máquina", disse Ashok Kumar, analista do Maxim Group. "Os avanços no desempenho são modestos e existem menos aplicativos novos que requeiram maior potência de computação."

A Microsoft afirma que está confortável sobre o progresso do Windows 8, depois que as vendas atingiram 60 milhões de unidades esta semana, após 10 semanas do lançamento. O desempenho está em linha com o apresentado pelo Windows 7 três anos atrás, e está bem acima do Vista, um sistema que foi considerado um fracasso, que levou 100 dias para alcançar vendas de 40 milhões. 

REUTERS

Jornal O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário