quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CES 2013: Samsung mostra tela flexível que poderá ser usada em smartphones


10 de janeiro de 2013 - 17h07
Empresa criou uma nova marca, Youm, para comercializar a tecnologia
Telas OLED flexíveis que podem ser enroladas ou “embrulhar” superfícies estão mais próximas de se tornar realidade. A Samsung Electronics mostrou alguns protótipos de telas flexíveis nesta quarta-feira, e revelou a marca sob a qual a tecnologia será comercializada, Youm.

A Samsung é uma de várias empresas mostrando telas flexíveis na CES. A Corning disse na segunda-feira que agora é capaz de construir painéis de Gorilla Glass que se curvam para acompanhar a superfície dos aparelhos e a Atmel mostrou componentes ultrafinos e flexíveis para sensores de toque.

OLEDs emitem sua própria luz, portanto não precisam das grossas e pesadas lâmpadas para iluminação (backlight) que tornavam os LCDs originais rígidos. Durante uma apresentação na CES a Samsung mostrou um painel OLED do tamanho do que seria usado em um smartphone, flexível como uma folha de papel mas capaz de mostrar imagens brilhantes e com cores vibrantes.

Estamos tão confiantes no potencial de mercado para as telas OLED flexíveis que estamos criando uma nova linha com a marca Youm”, disse o engenheiro da Samsung que demonstrou o protótipo. Ele também mostrou um protótipo de um aparelho similar a um smartphone com uma tela que se curva para cobrir também as laterais. Recurso que poderia ser usado, por exemplo, para mostrar mensagens ou um identificador de chamadas mesmo que o aparelho esteja com a tela pra baixo sobre a mesa.

A Samsung criou um vídeo mostrando outros usos possíveis. Entre eles um pendrive com uma tela que pode ser desenrolada como um pergaminho e enrolada novamente quando não está em uso. A empresa não disse quando as telas flexíveis poderão ser encontradas em aparelhos como smartphones, mas não é a única empresa trabalhando na tecnologia. Segundo a um executivo da Corning, seu vidro Gorilla Glass será usado em aparelhos com telas curvas ainda neste ano.

Samsung Youm flexible display Demonstration @ CES 2013 

 

Bill Clinton at Samsung CES 2013 Live press conference day 2 k

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário