quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Nova geração de TVs, com tecnologia Oled, chega ao mercado


Aparelho da LG tem 55 polegadas e preço estimado em US$ 10 mil

Nova tecnologia permite imagens mais nítidas e com cores mais vivas, além de telas mais finas e menor consumo de energia



NOVA YORK - Uma nova revolução nas TVs de alta definição começou a ganhar corpo nesta quarta-feira, 2, com o anúncio do lançamento comercial de um aparelho com tela Oled pela LG na Coreia do Sul, com uma nova geração de tecnologia trazendo enormes avanços em relação às atuais telas de LCD e LED. A Samsung deve apresentar inovações na mesma linha nos próximos meses.


 As TVs com telas de 55 polegadas devem custar cerca de US$ 10 mil nas lojas de Seul. Este valor é cerca do dobro do preço dos aparelhos com as tecnologias atuais. Em março, televisores com a tecnologia Oled (sigla em inglês para Diodo Orgânico Emissor de Luz) estarão disponíveis no Estados Unidos, Europa e alguns países da Ásia. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil dessas TVs, que devem atrair consumidores atualmente focados na geração anterior.


O anúncio, feito com atraso, foi uma vitória para LG, segunda maior fabricante de TVs do mundo, que disputava com a Samsung para ver quem conseguiria lançar os aparelhos com telas Oled antes. A japonesa Sony possui essa tecnologia desde 2007. Na época, chegou a produzir um televisor de 11 polegadas com a tecnologia, mas não conseguiu uma tela maior, como demandavam os consumidores, e acabou ficando para trás nessa corrida.


O mercado de TVs se tornou um dos mais atrativos para algumas dessas empresas. Tirando a Samsung, as demais perderam espaço no setor de celulares, onde existe a forte concorrência dos iPhones. A Apple não produz aparelhos de televisão e sua Apple TV apenas serve para ver filmes em televisores de outras companhias.


Nitidez. As TVs com a tecnologia Oled possuem imagens com cores mais nítidas e contraste superior às de cristal líquido. Além disso, a nova tecnologia permite a fabricação de modelos ainda mais finos do que as de LCD e LED - a da LG, por exemplo, terá apenas quatro milímetros de espessura. E há também o benefício de um gasto de energia 20% menor. 


Um dos desafios para a LG e para os outros fabricantes é o custo de produzir TVs com qualidade de imagem tão elevada como as com tecnologia Oled. Com a chegada de rivais e competição maior no mercado, os retornos podem ser ainda menores. Ainda assim, o mercado para esta nova geração de TVs deve atingir 7,2 milhões de aparelhos em 2016, de acordo com a consultoria DisplaySearch. Neste ano, a previsão é que apenas 50 mil unidades do tipo sejam vendidas.


As TVs com tecnologia Oled emitem luz diretamente da superfície, e permitem um ângulo de visão de 180 graus com qualidade perfeita. Essa tecnologia já existe em muitos aparelhos de celular, com telas bem menores.



A Samsung afirmou que não tem data para lançar comercialmente a sua TV com tecnologia Oled para competir com a da LG, mas indicou estar mais "preocupada com a qualidade" do que com o dia do lançamento.



Já as companhias japonesas Sony e Panasonic montaram no ano passado uma parceria para fabricar aparelhos com esta nova tecnologia, mas ainda não tem data para colocar seus produtos no mercado.

02 de janeiro de 2013 | 22h 30
publicado jornal impresso 03 janeiro 2013


Tecnologia OLED



TV OLED 3D Smart TV LG 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário