quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CES 2013: Samsung anuncia chip com 8 núcleos para smartphones e tablets

 

09 de janeiro de 2013 - 18h30
     
Empresa não diz quando os primeiros produtos equipados com o Exynos 5 Octa chegarão às lojas


A Samsung anunciou durante a CES 2013, em Las Vegas, seu mais novo processador Exynos para smartphones e tablets, um chip com oito núcleos que emprega uma nova arquitetura para obter mais desempenho e ainda assim reduzir o consumo de energia.


O Exynos 5 Octa é, basicamente, dois chips quad-core em uma única “embalagem”. São quatro núcleos de alto desempenho para tarefas mais exigentes como jogos e reprodução de vídeo, e quatro núcleos menos poderosos e focados na economia de energia, usados para tarefas como mensagens de textos e e-mail.


O chip será usado em smartphones e tablets topo de linha, disse Stephen Woo, Presidente da divisão de componentes da Samsung Electronics, em uma palestra durante a CES nesta quarta-feira, que também inclui uma aparição surpresa do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.


A Samsung construiu um “design de referência”, um aparelho protótipo para mostrar do que o chip é capaz. Woo deu como exemplo a tarefa de fazer uma reserva em um restaurante: um tablet com o Exynos 5 Octa será capaz de abrir a página do restaurante, baixar um aplicativo para fazer a reserva e traçar uma rota usando o GPS ao mesmo tempo, segundo o executivo.


Ele também usou um jogo para demonstrar o desempenho do novo chip, mas os deuses das demonstrações resolveram não cooperar: houve uma desconfortável pausa de 30 segundos até que um engenheiro conseguisse fazer o jogo funcionar. No final das contas deu tudo certo, e o jogo exibiu gráficos 3D bastante sofisticados.


O chip também promete uma economia de 70% de energia em comparação aos atuais chips da Samsung, disse Woo, embora ele não diga de onde o número veio. Segundo a empresa o chip consegue ser tão econômico usando a tecnologia big.Little, desenvolvida pela ARM, que permite que os núcleos de alto e baixo desempenho trabalhem em conjunto, se alternando de acordo com as tarefas atuais.


Woo não disse quando o chip começará a ser comercializado. O Exynos 5 Octa irá competir com o Nvidia Tegra 4 e o Qualcomm Snapdragon 800, ambos anunciados nesta semana e que devem começar a ser usados em aparelhos na segunda metade deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário