Displair é um ecrã (Tela) de ar (projeção) interativo que projeta no ar qualquer imagem
que quiser. O dispositivo é controlado por um sistema ótico, multi-toque, que permite controlar a imagem no ar só com gestos, sem marcadores, luvas ou outro equipamento especial.
Atualmente, Displair refere-se não só ao próprio produto mas também à
empresa que desenvolve o projeto e o conteúdo de imagens sem ecrã. O
nome tem duas raízes – “ecrã” (display) e “ar” (air) para salientar a
essência e funções do dispositivo. Pela primeira vez, o nome Displair
foi anunciado no final de julho de 2010, logo após "Seliger" 2010, onde o
seu criador, Maxim Kamanin, apresentou o projeto.
A história do projeto
O inventor de Displair e o diretor geral da empresa é Maxim Kamanin. A
origem da ideia e exame das bases teóricas remontam aos finais de 2009.
Durante o período de pesquisa científica, o criador do equipamento
estudou fenómenos óticos naturais: miragens, nevoeiro. Finalmente, optou pela subestação próxima das nuvens.
O primeiro protótipo operacional foi fabricado em junho de 2010 e
apresentado ao presidente russo, Presidente Medvedev, no âmbito do fórum
Seliger.
Em agosto do mesmo ano, a empresa Displair foi criada e o
projeto preparado para Arranque, a partir da área das tecnologias de
informação (TI) por implicar a criação e desenvolvimento de aplicações
informáticas.
Em 2011, o sistema multi-toque ótico foi criado para
Displair, que permitiu aos utilizadores moverem objetos não obstante o
facto de o dispositivo não ter ecrã e ser penetrável. A exibição
avançada de Displair ganhou a maioria das competições dedicadas à área
das inovações e ficou bastante conhecida no estrangeiro.
Em maio de
2012, a empresa recebeu um investimento de 1 milhão de dólares. Os
fundos destinam-se ao desenvolvimento do protótipo, licenciamento da
tecnologia e lançamento da primeira produção de pequena escala.
O número
de investidores é constituído pelo fundo de investimento Leta GIV,
membros do LETA Group de empresas, a investidora-anjo Esther Dyson,
membro do Conselho de Administração da Yandex, assim como presidente do
fundo de capitais EDventure Holdings (investidor inicial do Flickr),
cofundadora, editora chefe da East-West Digital News Adrien Henni;
diretor executivo da Acrobator.com Bas Godska (liderou o desenvolvimento
e marketing da Ozon.ru, KupiVIP.ru, Lamoda.ru e outros projetos da
Internet); investidor-anjo privado Anton Karasevich; ex-diretor de
desenvolvimento da rede social “Odnoklassniki”; cofundador da East-West
Digital Aleksandr Baderko e outros.
A Displair prevê começar a vender o produto no final de 2012 – início
de 2013. Atualmente, a empresa Displair tem sede em «Skolkovo» e no
parque das TI em Kazan.
Tecnologia
Displair projeta todos os conteúdos multimédia no ar.
As imagens
(desenhos, fotografias, vídeo) são perfeitamente penetráveis
fisicamente, seguras e amigas do ambiente. A base da imagem é uma fina
camada de ar estável e frio com finas partículas de água protegidas do
vento, produzidas por cavitação.
As partículas de vapor são tão pequenas
que, devido ao seu tamanho e grande pressão de superfície, são mantidas
estáveis mesmo depois de chocarem com objetos físicos, não deixam
traços de humidade, não congelam até −50°С e podem existir até aos
+50°С.
As características das partículas de água e as funcionalidades
aerodinâmicas do dispositivo contribuem para a integridade e
estabilidade da imagem mesmo quando penetrada por objetos externos.
O
sistema multi-toque ótico, baseado em tecnologia de visão informática,
permite controlar imagens sem ecrã com dedos e consegue funcionar com
1500 toques simultaneamente. Os sistemas permitem não só manter um
regime de múltiplos utilizadores mas também identificar gestos mais
complexos do que os sistemas multi-toque existentes possíveis nos ecrãs
interativos. Também é possível adicionar detalhes adicionais à imagem.
No entanto, a premiada tecnologia de Displair, desenvolvida num
dormitório para estudantes, tem apenas um período de 0,2 segundos entre o
gesto e a reação do computador, comparado com o período de 0,1 segundos
de Kinect para a Xbox 360, usando até 1500 pontos no seu sistema de
ecrã multi-toque com 1 cm de precisão. Microsoft Research também está a
fazer avanços no reconhecimento de gestos, embora essa tecnologia ainda
não esteja disponível comercialmente.
Displair oferece também uma função de interação com dispositivos móveis que permite aos utilizadores trocarem ficheiros.
Possíveis aplicações da tecnologia
- Publicidade
- Quiosques PoV interativos
- Menus eletrónicos
- Design
- Indústria de jogos
- Métodos de educação e de simulação
- Medicina (relaxamentos, reabilitação)
Competições e prémios
O projeto Displair é o vencedor dos mais importantes eventos e fóruns
de inovação na Rússia: “Kubok Texnovaziy-2011”, “projeto Zvorykinsky –
2011”, “Systema Sarov – 2011”, “Bit-Yug – 2011”. Displair também foi
considerado um dos principais 5 projetos técnicos de Plug&Play em Silicon Valley.
Displair : Traduzido do wikipédia em russo pelo google
Video do Displair e o inventor
Displair nova tecnologia de telas interativas
Nenhum comentário:
Postar um comentário