quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Parque tecnológico

 

Um parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas e instituições associadas que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. À medida que passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores geram benefícios económicos para seus participantes e para as comunidades, devido à colaboração entre seus participantes e as instituições parceiras.

História

Mais da metade dos parques tecnológicos existentes no mundo foi criada na década de 1990 até a virada do século.

Somente recentemente as políticas que fortalecem e promovem a integração entre a ciência, os governos e a iniciativa privada foram realmente reestruturadas, fazendo com que parques tecnológicos passassem a ter grande importância no desenvolvimento dos países.

Definição


Um Parque tecnológico compreende uma área física delimitada, convenientemente urbanizada, destinada às empresas intensivas em tecnologia que se estabelecem próximas às universidades com o objetivo de aproveitarem a capacidade científica e técnica dos pesquisadores e seus laboratórios”. (Solleiro, 1993)

É uma organização gerida por especialistas, cujo principal objetivo é aumentar o bem estar da comunidade em que se insere, através da promoção da cultura de inovação e da competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento que lhe estão associadas”. (IASP- International Association of Science Parks [1])

"A definição de parques científicos revisada recentemente pela IASP- International Association of Science Parks caracteriza estes empreendimentos como "uma organização administrada por profissionais especializados que têm por objetivo proporcionar para a sua comunidade a promoção da cultura da inovação e competitividade de suas empresas e instituições de pesquisa. Para alcançar estes objetivos um parque deve estimular e gerenciar o fluxo de conhecimento e tecnologia entre as universidades, centros de P&D, empresas e seus mercados, facilitando a criação e consolidação de EBT´S através da incubação e processo de "spin-off", além de prover outros valores agregados com espaço de qualidade e infra-estrutura".

A definição é longa e também ampla o suficiente para contemplar parques tecnológicos, tecnópolis, que podem ser consideradas variações do conceito adotado. Nota-se uma evolução e ampliação na conceituação que era utilizada há anos atrás, caracterizando os parques principalmente como "empreendimento imobiliário". Além deste fator, hoje é preciso considerar cada vez mais a preocupação com a geração de sinergia entre os diversos atores, identificação das vocações locais e regionais buscando a viabilidade econômica e tecnológica.

Analisando experiências internacionais pode-se considerar que a disponibilidade de um local físico não é suficiente para o sucesso do empreendimento. A identificação de pessoal capacitado, a existência de investimentos públicos e privados, a produtividade científica e tecnológica, estabelecimento de parcerias estratégicas regionais e nacionais são alguns dos fatores que devem ser observados, considerando o alto potencial de geração de empregos.

A experiência brasileira, se não é recente, é ainda pouco consolidada. Os esforços de vários grupos em diferentes regiões do país, iniciados em 1984 com a criação do Programa de Implantação de Parques Tecnológicos, deram origem aos primeiros projetos. A partir de 1987, com a realização do 1º workshop internacional, o assunto passou a ser tratado de forma mais estruturada; as propostas vêm sendo aprimoradas, mas ainda demandam articulações institucionais mais consistentes e duradouras e instrumentos financeiros mais adequados." (Ada Gonçalves)

A entidade que trabalha nacionalmente com Parques e Incubadoras no Brasil chama-se Anprotec [2] e lá está melhor delineada a definição de parques tecnológicos.

Parques tecnológicos no Brasil

 


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 

Science Park ou parque tecnológico, wikipédia em Inglês

Science Park  - Wikipédia em Inglês, tradução do google


Ajude nos a melhorar os verbetes do Wikipédia em Português



Setor de TI prioriza parque tecnológico no Distrito Federal


 Parque tecnológico de Belo Horizonte




Parque tecnológico Sorocaba



Feira de Profissões atrai estudantes no Parque Tecnológico

 

  Frente parlamentar de ciência, tecnologia pesquisa e inovação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário