As promessas do mercado de pagamento móvel têm estimulado a criação de empresas especializadas em compras via celular.
Jornal O Estado de São Paulo
Nayara Fraga
Fazer compras por meio de smartphones e tablets está
se tornando uma prática mais comum no Brasil. Um levantamento da
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - camara-e.net -, que
considera números fornecidos por grandes varejistas, revelou que as
vendas originadas de dispositivos móveis dobraram entre janeiro e
novembro de 2012. Elas responderam, em média, por 10% do total de
compras realizadas online no mês passado, ante 5% do início do ano.
O iPad foi o aparelho mais usado na hora da compra.
Segundo o estudo, 51% das vendas partiram do tablet da Apple. Já o
iPhone foi responsável por 20%, e outros aparelhos - entre eles os de
sistema operacional Android -responderam por 29%. A pesquisa leva em
conta as compras feitas nos sites das companhias ou nos aplicativos
disponíveis para download nas lojas AppStore, no caso da Apple, e
Google Play, no Android.
O coordenador do Comitê de Varejo da camara-e.net,
Fábio Pereira, diz que a adoção significativa de smartphones no País
(hoje são cerca de 28 milhões de unidades, segundo a pesquisa Our
Mobile Planet) contribui para esse cenário. “A venda por dispositivos
móveis é uma tendência muito forte, até mais que o social commerce”,
diz.
Social commerce é o termo que define o comércio
feito nas redes sociais. Nos últimos dois anos, muito se falou sobre a
criação de lojas dentro do Facebook. Mas essa modalidade não tem se
mostrado eficiente e esbarra na questão da resistência do usuário a
iniciativas que fogem do intuito de socializar. Catorze companhias
participaram do levantamento da camara-e.net, entre elas
Americanas.com, Fnac, Livrarias Cultura e Saraiva, Nova Pontocom,
Walmart e Magazine Luiza.
Startups
As promessas do mercado de pagamento móvel têm estimulado a criação de empresas especializadas em compras via celular. Há startups brasileiras se concentrando no desenvolvimento de aplicativos semelhantes ao Square (aceito em lojas Starbucks, nos EUA) e aplicativos que permitem a compra por meio de códigos impressos em jornais, panfletos ou sites. Segundo a empresa de pesquisa Gartner, 10 milhões de pessoas farão compras por tablets e smartphones em 2013 na América Latina.
Impresso 27.12.2012 | Atualizado em 26.12.2012 - 19:34
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