domingo, 2 de junho de 2013

Inovação é tema de fórum na terça-feira

 Evento começa às 8h, no Hotel Renaissance, na Alameda Jaú, em São Paulo; na quinta-feira, o 'Estado' traz caderno especial sobre o fórum

A inovação é essencial para a competitividade da economia brasileira. Para debater esse tema, o jornal O Estado de S. Paulo e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizam na terça-feira, em São Paulo, o fórum Investimentos em Inovação para a Competitividade.

Durante o evento, executivos de grandes empresas e representantes do governo vão discutir a inovação como diferencial competitivo. Entre os temas em debate estão a importância de investimentos públicos e privados em inovação, quais os impactos de curto e longo prazo dos investimentos e o que ainda precisa ser feito para disseminar essa cultura no País.

As empresas que inovam lucram mais, pagam salários melhores, empregam mais e exportam mais. "Um número crescente de empresas passou a incorporar inovação na sua estratégia", diz o presidente da Finep, Glauco Arbix. "Ninguém ousa montar uma estratégia empresarial séria hoje no Brasil sem incorporar a ideia de inovação."

A mais recente Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o porcentual de empresas brasileiras inovadoras em processos ou produtos subiu de 34,4% em 2005 para 38,6% em 2008.

Apesar do avanço, ainda existe muito a ser feito. "Mais da metade das empresas brasileiras não inova. Estão muito ocupadas com a legítima sobrevivência imediata e não conseguem olhar o longo prazo, tampouco a competitividade no curto prazo", diz Carlos Eduardo Calmanovici, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). "É necessário sinalizar claramente às empresas que elas podem assumir riscos, que podem ser ambiciosas, que podem se lançar em novos projetos, porque a política econômica focará no futuro da indústria e da economia."

O evento contará com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; de Glauco Arbix, da Finep; do presidente do Grupo Estado, Francisco Mesquita Neto; e do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, além de representantes de empresas como Grupo Ultra, Bematech, Arezzo, Natura, Fras-Le, Cristália, AGV Logística e Grupo Ourofino.

Na quinta-feira, o Estado trará um caderno especial sobre o fórum. 

O evento está marcado para terça-feira, a partir das 8h, no Hotel Renaissance, 

Alameda Jaú, 1.620, Bela Vista, São Paulo. 

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail 

estadao@fdeventos.com.br.


estadao.com.br (© Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
Atualizado: 02/06/2013 02:06 | Por estadao.com.br


Presidente da Finep: "Qualquer projeto de inovação terá resposta de financiamento em até 30 dias"

TV Estadão | 06.04.2013
Segundo Glauco Arbix, da Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é preciso investir nas áreas de conhecimento justamente nos períodos de crise


Nenhum comentário:

Postar um comentário